Pesquisa sobre Liderança e Agilidade

Esqueça a flexibilidade.
A agilidade – habilidade em alternar entre comportamentos opostos – é uma das características mais importantes de um líder, de acordo com último estudo realizado pela empresa de consultoria em carreira e liderança, Lee Hecht Harrison.

Mais de 130 executivos de empresas “Fortune 500” apontaram os três traços principais da boa liderança:
– Influenciar os outros a assumir a liderança em suas funções (72%)
– Entregar resultados mensuráveis de negócios (70%)
– Ser ágil em manejar vários assuntos, às vezes conflitantes (68%)
– Das setes opções fornecidas, flexibilidade (“ser flexível ao lidar com as situações”) e monitoramento de operações de cada negócio da empresa foram consideradas as características menos importantes (11%).

Ao escolher as habilidades mais desejáveis de liderança, 89% dos entrevistados optaram por um líder ágil, que antecipa as mudanças, a um flexível, definido como uma pessoa que se adapta às mudanças.

“A agilidade é claramente mais importante que a flexibilidade”, diz Andréa Huff, Vice-Presidente e Diretora Executiva de Leadership Consulting/Coaching da Lee Hecht Harrison.
“Os líderes que entrevistamos disseram que a flexibilidade é muito mais passiva e reativa, razão pela qual apareceu em último na lista. Já a agilidade significa ser proativo. No ambiente atual de trabalho, os líderes devem ser suficientemente ágeis para antecipar tendências e modelos futuros para os seus negócios”, acrescenta.

Mas como as pessoas podem desenvolver a agilidade para elas e para a empresa?
Das seis alternativas propostas, os entrevistados apontaram três passos essenciais:
– Escutar com mais atenção o que os clientes e funcionários estão dizendo (73%)
– Monitorar o ambiente externo para identificar ameaças e oportunidades (61%)
– Buscar feedback do mercado para levar a melhores resultados (55%)

“O mundo dos negócios está apresentando situações mais complexas e exigindo mais dos seus líderes”, diz Huff. “Nosso objetivo é ajudar os líderes de todos os níveis a administrar essas exigências de maneira que aumente os ganhos e a produtividade”, finaliza.